arquitetas autoras do projeto: Beatriz G B Royzen e Daniela D Aschieri
Um projeto elaborado para acompanhar a valorização dos imóveis da região, mas com um profundo sentimento da proprietária em reviver a casa da sua infância – comprada no ano de 1950 pelos seus pais.
Situação inicial: a casa estava em condições ruins tanto para moradia como para uso comercial. São 220 m2 que estavam mal distribuídos em relação a circulação, iluminação natural e aspectos funcionais de uso.
Desejos da proprietária: uma casa mais robusta e ao mesmo tempo com detalhes os quais revelam o carinho por esta casa – “quero que fique um “bijouzinho” – termo usado por ela mesma.
Criamos ambientes abertos e correlacionados para que pudessem servir tanto para função residencial como comercial.
A paleta de cores e revestimentos foram escolhidos em conjunto com a proprietária e sempre mantendo uma linha neutra. No pavimento inferior foram usados porcelanato madeirados, cimento queimado e papel de parede. No pavimento superior conseguimos manter o taco em madeira e acrescentamos tijolos de vidro para a iluminação natural. Havia apenas um banheiro social que dividimos em dois, um para compor uma suíte e o outro mantido a condição de social. Colocamos forro em gesso cartonado em toda a casa para ter maior liberdade no projeto de iluminação e diversidade de circuitos elétricos. O madeiramento do telhado estava em perfeito estado para nossa surpresa, afinal a casa é da década de 50. Alinhamos a porta da cozinha com a porta da frente da casa formando um corredor que interliga a frente com o fundo da casa dando maior visibilidade e domínio dos movimentos dentro da casa.
Muito importantes foram as soluções técnicas resolvidas diante do sistema construtivo antigo: ventilação, aumento da iluminação natural, colocação de uma viga em aço para demolição de parede no hall de entrada entre outros.
O projeto e a obra da reforma tiveram a participação ativa da proprietária, mais bacana que isso, foi acompanhar a evolução de sua percepção diante de fatores que envolviam diretamente a arquitetura, nos divertimos muito com isso.
Cliquem nas imagens para ver todos os detalhes!